terça-feira, 20 de setembro de 2011

Vídeos demonstram a importância da floresta para o homem

http://www.agrosoft.org.br


No Ano Internacional das Florestas oMinistério da Educação (MEC) em parceria com o Ministério do Meio Ambiente (MMA), através da 3ª Semana do Meio Ambiente (SMA) da TV Escola, apresentaram uma programação voltada para a importância da floresta na sobrevivência do homem. Durante os cinco dias da semana foram apresentados os episódios do documentário inédito produzido especialmente para a SMA, "A Floresta e Você", que mostra como a floresta mobiliza, abriga, cura, ensina e inspira várias pessoas na região amazônica. Veja a relação dos filmes ao final da matéria.


Este ano a Semana contou também com a exibição da série "Tempo e Clima" e vídeos inéditos produzidos pelo Ministério do Meio Ambiente, o documentário "Áreas Protegidas - uma nova história da conservação no Brasil" e as animações premiadas no Cine Ambiente, parceria doMMA com o Ministério da Cultura (MinC).

Clique nos links abaixo para assistir aos documentários com entrevistas, curiosidades e ainda a participação dos Vídeos das Escolas, produzidos por alunos e professores de escolas de todo o País.

Episódio 1 - A Floresta abriga você

Na pequena cidade de Nova Califórnia, no estado de Rondônia, o Projeto RECA (Reflorestamento Econômico Consorciado Adensado) mostra como a produção em Sistemas Agroflorestais (SAFs) abrigam seus associados na região amazônica.

Episódio 2 - A Floresta inspira você

Na periferia da grande Manaus, no estado do Amazonas, a Oficina Escola de Lutheria da Amazônia (OELA) mostra como o ofício de luthier inspira e aproxima aquela comunidade de grandes causas ambientais, como o uso de madeiras certificadas.

Episódio 3 - A Floresta cura você

Em Belém do Pará, na Faculdade de Farmácia da Universidade Federal do Pará (UFPA), um projeto de Etnofarmácia e fitoterapia demonstra como a floresta cura científica e culturalmente.

Episódio 4 - A Floresta mobiliza você

Na região de Santarém no Pará, a Rede Mocoronga, parte do Projeto Saúde e Alegria, usa a comunicação comunitária para dar voz aos povos da floresta.

Episódio 5 - A Floresta ensina você

Em Rio Branco, no Acre, a Escola da Floresta (Instituto Dom Moacyr) inova em um método de ensino voltado especialmente para as comunidades da floresta.

FONTE: Ministério do Meio Ambiente

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...