sábado, 24 de setembro de 2011

A pimenta mais quente do mundo e outras curiosidades

Naga Jolokia, a violenta
Eis aqui alguns fatos curiosos sobre as pimentas do gênero Capsicum: 

- O 1º europeu a provar pimentas foi Cristóvão Colombo. Ele levou para a Europa diversas plantas desconhecidas como o fumo, a pinha (fruta de conde), abacate, etc. Em seus registros ele escreveu: “Naturalmente não trago nenhuma das especiarias das Índias como o cravo, a canela, o gengibre e a cara pimenta negra, mas trago um monte de Aji, que é a pimenta deles, e é muito mais valiosa que a pimenta negra”.
A palavra Aji ainda hoje é usada pelos povos de língua espanhola da América do Sul para designar algumas variedades de pimentas.

- A pimenta “arde” porque possui um alcalóide chamado capsaicina, produzido por glândulas situadas próximas às sementes dos frutos. Essa substância ao se unir a receptores celulares específicos causam a sensação de ardência. Os pássaros, por não possuírem esses receptores, são imunes à capsaicina, podendo comer pimentas á vontade, contribuindo na natureza para a disseminação das sementes, que passam imunes por seu tubo digestivo.

- O nome Cumari em tupi, significa “o prazer do gosto”, e teria um significado semelhante ao de “tempero” em português.

- A pimenta já era usada pelos povos pré-colombianos como remédio para diversas doenças. Hoje, os estudos científicos comprovam os efeitos benéficos da capsaicina, que está sendo usada como ingrediente de diversos medicamentos, desde os usados na cura de enxaquecas, até na prevenção do câncer.

- Na ilha de Marajó, no norte do Brasil, a pimenta também é usada como arma de caça. O Turu é um molusco que vive em troncos de arvores caídos, e é o prato predileto do Macaco-do-mangue. Sabendo disso, os caçadores capricham na pimenta sobre os bichinhos. Ao comerem o turu apimentado os macacos ficam desnorteados com o ardor, tornando-se presa fácil.

Recordes Apimentados :

A maior pimenta 
Segundo o Guinness Book, a maior pimenta do mundo é a NUMEX BIG JIM, desenvolvida na Universidade do Novo México, com nada menos de 34,5 cm de comprimento.

A pimenta mais ardida 
A Naga Morich ou Bhut Jolokia entrou para o Guiness Book como a pimenta mais ardida do mundo, após testes de laboratório que acusaram nada menos de 1.001.304 SHU, desbancando a antiga campeã Red Savina Habanero (577.000 SHU)

A pimenta mais pornográfica 
Chama-se “Peter Pepper”, com formato extremamente parecido com o órgão sexual masculino.

- O maior pimentão 
A variedade híbrida conhecida como Big Bertha apresenta dimensões de 18 x 10 cm...

- O pimentão mais antigo 
O primeiro pimentão a surgir com as características que conhecemos, em formato de bloco, com a casca lisa e totalmente desprovido de pungência, foi o CALIFORNIA WONDER, selecionado em 1928 pela C.C. Morse company.


Naga Jolokia, a pimenta mais quente do mundo

No ano 2000, os cientistas no laboratório de defesa da Índia (só podia ser! Vai gostar de pimenta assim lá no raio que o parta, meu. ) reportaram a Naga Jolokia como sendo a mais potente do universo conhecido, atingindo um score de 855.000 unidades na escala Scoville.
A escala Scoville* foi criada para poder estimar com precisão o quanto uma pimenta pode ser ardida. O processo é científico. A pimenta contém a capsaicina, que é um componente químico que estimula os termoreceptores da pele, sobretudo nas regiões de mucosa. Assim, quanto mais capsaicina houver, mais quente é a sensação.
O valor é dado baseado na dissolução da pimenta e seu princípio ativo.
Assim, uma pimenta que leva nota 200,000 ou mais, indica que ela poderá ser diluída 200.000 vezes até que seu princípio ativo não seja mais percebido.

Um tempo depois, um dos exportadores da Naga Jolokia conseguiu um novo laudo onde alguns exemplares da Naga chegaram ao bizarro valor 1.041.427 unidades na mesma escala, o que mostrou que a Naga Jolokia é mais de duas vezes mais quente que a antiga recordista, a Red Savina.
Em fevereiro de 2007 o Guinness certificou a pimenta como a mais ardida do mundo.

*Em 1912, o americano Wilbur Scoville inventou um método em que extrato de pimenta era diluído em quantidades cada vez maiores de água açucarada – até a ardência se tornar imperceptível para um grupo de cobaias humanas. Se uma pimenta recebe mil pontos, por exemplo, isso que dizer que são necessárias mil partes de água para anular uma parte de pimenta. 

Fontes:http://mundogump.blogspot.com

http//br.geocities.com/c.caminha/Curiosidades.html?1167409798810

Conheça diversos tipos de pimenta clicando Aqui.

Um comentário:

  1. É sempre bom encontrar matérias que divulgam nossa iguaria picante.
    Atualmente a pimenta mais ardida do mundo é a Trinidad Scorpion Morouga com ardência superior a 2 milhões de scoville.

    Quer saber mais, venha nos conhecer:
    www.mundoardido.com/forum

    Um grande abraço.
    Tucabail

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...