quinta-feira, 9 de junho de 2011

As 10 maiores frutas do mundo

Jaca

A jaca é uma espécie de árvore da família da amoreira. Ela produz frutos grandes e cresce bem em áreas tropicais. jaca é a maior árvore a ter frutos no mundo chegando a 80 quilos de peso e até 36 centímetros de comprimento e 20 polegadas de diâmetro.

Coco de Mer (maldivica Lodoicea)

O Coco de Mer só pode ser encontrado nas ilhas de Praslin e Curieuse nas Seychelles. O Coco de Mer é agora uma espécie rara e protegida.

É uma das universalmente conhecidas maiores plantas e possui três registros botânicos.  O maior fruto da registrado pesava 42 kg; as sementes maduras com peso de até 17,6 kg é a mais pesada do mundo e as flores femininas são os maiores de qualquer palma. A fruta, que exige 6-7 anos para amadurecer e mais dois anos para germinar, é às vezes também referida como o coco do mar, coco de casal, coco Fesse ou Seychelles Nut.

Coco (Cocos nucifera)

Coconut cresce ao longo dos trópicos de planície e tem um dos maiores frutos no mundo. Sua casca dura contém carne branca e clara, os quais são saborosos e nutritivos. Filipinas é o maior produtor de de coco do mundo.

Melancia (Citrullus lanatus)

Melancia, que é nativa da África tem uma dos maiores frutos no mundo. O fruto da melancia, vagamente considerado um tipo de melão, tem uma casca exterior lisa (verde e amarelo) e uma suculenta carne, doce, normalmente rosa, vermelha ou amarela, mas às vezes laranja.

Pomelo (Citrus maxima)

O pomelo ou toranja chinesa, Pummelo, Pommelo, Lusho Frutas, Jabong, Shaddock é uma fruta cítrica, geralmente indo do verde-claro ao amarelo quando maduro (mas também cor de rosa ou vermelho); maior que uma laranja, com polpa doce e casca grossa e esponjosa. É o maior dos citrinos, que cresce tanto quanto 30 cm de diâmetro e pesando até 10 kg, a casca é de grande espessura.

Durian (kutejensis Durio)

O Durian é uma fruta de grande quantidade de árvores do gênero Durio pertencente à família Malvaceae. Amplamente conhecido e reverenciado no sudeste da Ásia como o "rei das frutas", a fruta é distintiva pelo seu grande tamanho, odor único, e  formidável casca coberta de espinhos. O fruto pode crescer até 30 centímetros (12 pol) de comprimento e 15 centímetros (6), em diâmetro, e tipicamente pesa 1-4 kg (2-7 lb). Sua forma varia de oblongo a rodada, o cor de sua casca vai de verde a marrom, e sua polpa do amarelo-pálido ao vermelho, dependendo da espécie.

Atlântico Giant (Cucurbita maxima)

Atlântico gigante é uma variedade única que produz frutas mais maciças do que as produzidas por qualquer outra planta no mundo. A fruta pode ultrapassar 6 metros de circunferência. O mais pesado gigante Atlântico pesava 766 kg (1689 lb). Em condições normais, o Gigante do Atlântico produzem frutos de mais de 250 kg (551 lb).

Cabaça

Uma videira que leva um dos maiores frutos é uma cabaça ou  cabaça Africana. Cabaça é uma planta trepadeira cultivada por seus frutos, que podem ser colhidos jovens e usados como vegetal ou colhidas maduras, secas e usado como uma garrafa, utensílio, ou cachimbo. Por esta razão, uma das subespécies cabaça é conhecida como a cabaça.
A fruta fresca tem uma pele dum suave verde e uma carne branca. Algumas variedades podem crescer até 3 pés de comprimento. A cabaça foi uma das primeiras plantas cultivadas no mundo, cultivada para a alimentação, mas não como um recipiente.

O abacaxi (Ananas comosus)

O abacaxi é um fruto de grande porte que cresce bem nas regiões tropicais do mundo. Filipinas é um dos maiores produtores de abacaxi no mundo e o maior abacaxi foi colhido em uma das maiores plantações de abacaxis do país, em Mindanao.

O Mamão (Carica papaya)

O mamão é uma das maiores frutas e cresce bem em áreas tropicais do mundo. É uma dos mais deliciosos e vitaminados frutos do trópico.

Todas estas frutas (exceto Coco de Mer) são comestíveis e fornecem muitos nutrientes e vitaminas. Espero que tenha tido um maravilhoso tempo lendo isto. Obrigado!


Traduzido e adaptado de: http://www.bukisa.com


Aproveite para baixar o livro ÁRVORE - Uma Antologia Poética. Pois Literatura e Educação Ambiental caminham juntas! Confira AQUI.

9 comentários:

  1. Esqueceram de uma importante ruta brasileira: Graviola!
    Aposentada colhe graviola gigante de 8,7 kg em União dos Palmares (AL)
    Comente

    Aliny Gama
    Especial para o UOL Notícias
    Em Maceió
    21/09/201116h09

    Comunicar erro Imprimir
    Ampliar
    Aposentada colhe graviola gigante4 fotos
    1 / 4
    A aposentada Luzinete da Silva mostra a graviola gigante cultivada no pomar de seu quintal em União dos Palmares (AL). A fruta pesa 8,7 kg e o pé de graviola não recebeu adubo Leia mais Antonio Pereira Aragão/"A Tribuna de União"

    Uma graviola gigante de 8,7 kg nasceu de um pé cultivado no quintal da casa da aposentada Luzinete Nóbrega da Silva, 61, em União dos Palmares (AL), a 73 quilômetros de Maceió.

    De acordo Luzinete, a fruta gigante veio de um pé de graviola que não recebe nenhum adubo e se tornou atração no município.

    Esta é a quarta safra que o pé de graviola frutifica e sempre saem frutas com tamanho anormal. Segundo Luzinete, a primeira graviola pesou 5,5 kg. Na segunda safra, a maior graviola pesou 6 kg e na terceira 7,1 kg. Nesta última o tamanho da fruta surpreendeu todos e pesou 8,7 kg.

    ResponderExcluir
  2. O agave utilizado para fazer tequila chega aos 90 kg.

    ResponderExcluir
  3. Conheço uma variedade de cabala que pode atingir atém 1m de diâmetro e considero que essa variedade seja a maior fruta do Brasil. Tenho um exemplar aqui em minha casa que tem 70cm de diâmetro.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  5. Quando criança gostava muito de coquinho baba de boi, coquinho catarro,licuri,etc.......!
    Sendo que após alguns anos tudo mudou e também modificou, não vejo estes itens na internet, muito menos na feira do meu bairro.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...