segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Destacada importância da Parceria Global sobre Solos, diz FAO

É importante integrar o conhecimento sobre solos provenientes de diversas fontes, defende a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO). A agência lançou, no início de setembro de 2011, a Parceria Global sobre Solos, em Roma. De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), 1,5 mil milhão pessoas, na sua maioria dos continentes africano e asiático são afectadas por solos degradados.


Em entrevista à Rádio ONU, de Roma, o Oficial de Desenvolvimento Territorial da FAO, Paollo Groppo, disse que o tema de segurança alimentar justifica que os solos sejam considerados numa perspectiva tendo em conta as gerações do futuro.

"A informação é partilhada entre muitos. Precisamos de mecanismos para juntar essa informação e ter uma visão mais concertada no futuro dos espaços territoriais e aí, vem a necessidade de trabalhar o lado mais agronómico como o lado das ciências sociais", explicou.

PARCERIA


Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária(Embrapa), que faz parte da parceria lançada pelaFAO, também participou nos debates sobre a segurança alimentar, adaptação e mitigação das mudanças climáticas.

Em declarações à Rádio ONU, da capital italiana, a chefe da seção de solos da Embrapa Solos,Maria Lourdes Mendonça Santos, disse que o seu país tem experiências para partilhar na questão da preservação de solos na agricultura.

HARMONIZAÇÃO

"Tem que se começar pela organização e harmonização dos dados e pela política global pelos países para que haja uma ação abrangente em problemas que não são tão regionais, porque ocorrem em diferentes níveis", disse.

Em novembro de 2011, a FAO espera lançar uma publicação sobre o estado do solo e água no mundo. O material deve incluir o diagnóstico, causas e propostas para lidar com as questões no futuro.

PARA SABER MAIS

Baixe aqui a cópia digital do livro "Manejo e Conservação do Solo e da Água no Contexto das Mudanças Ambientais" publicado pela Embrapa Solos (arquivo PDF - 23,1 Mb).

FONTE: Rádio ONU
Eleutério Guevane

via http://www.agrosoft.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...