sábado, 12 de novembro de 2011

Lançada primeira plataforma de ativismo digital com foco no meio ambiente

Baseada na tecnologia da plataformaUshahidi, de software livre, utilizada para o mapeamento de situações de perigo, em emergências ou calamidades (usada pelaCruz Vermelha no terremoto do Haiti, por exemplo), foi lançado no início do mês de novembro de 2011 o site Revela, primeira plataforma de ativismo digital do país. que permite a inclusão de informações simultâneas, e em tempo real, por qualquer pessoa que disponha naquele momento, de um telefone ou computador.
A intenção da Revela é construir, de forma colaborativa, um mapa georreferenciado que alerte para informações sobre desmatamento, queimadas, contaminações de rios, de solo e ameaças às espécies em extinção, para citar alguns exemplos.

A iniciativa partiu de um grupo de comunicadores e artistas e ganhou o apoio das ONGs Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola(Imaflora) e do Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia(Imazon), bem como de David Kobia, o desenvolvedor da Ushahidi, listado pela revista Technology Review, do Massachusetts Institute of Technology (MIT), como uma das 35 pessoas mais inovadoras do mundo. 

O lançamento da plataforma foi acompanhado de três filmes, que estarão nas redes sociais, na web e na MTV, para explicar como funciona e mobilizar o público jovem. Tais filmes podem ser acessados por meio do link vimeo.com/30072405.

"Queremos tocar principalmente o público jovem, muito sensível às causas socioambientais, mas que tem poucos canais para exercer seu ativismo e colocar suas propostas", diz uma das idealizadoras da plataforma, Maria Zulmira de Souza, jornalista especializada na área e conselheira de sustentabilidade em empresas privadas e ONGs. "O que estamos propondo é que as pessoas usem a tecnologia para participar da construção da informação e, dessa forma, fortalecer a cidadania e a democracia", explica Luís Fernando Guedes Pinto, gerente de certificação do Imaflora e articulador institucional da iniciativa.

O georreferenciamento da Revela será feito pelo Imazon: "A plataformaRevela vem para integrar o conhecimento de campo, que será enviado pelas pessoas, com as informações extraídas de dados de satélite. Dessa forma vamos poder entender melhor as pressões ambientais e as soluções que estão sendo aplicadas para resolver os danos", explica Carlos Souza Jr., coordenador e pesquisador sênior do instituto.

Ser um colaborador digital é extremamente simples. Ao acessar owww.revela.org.br, encontra-se o mapa do Brasil, no qual se pode postar informações de texto, fotos ou vídeos, por SMS, diretamente no site ou por aplicativos. A Revela poderá ser acompanhada por meio de mídias móveis, TwitterFacebook e outras redes sociais. As informações serão filtradas e identificadas por "verificadas" e "não verificadas". Em seguida, serão dispostas em forma de gráficos e poderão ser localizadas no site por temas ou localizações geográficas.

FONTE: Instituto Ethos
via http://www.agrosoft.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...