terça-feira, 29 de outubro de 2013

Seis dicas para prolongar a vida útil dos alimentos


Sorvete de banana, queijo congelado, e biscoito requentado são algumas soluções para evitar 
o desperdício
A rede multinacional de supermercados Tesco revelou essa semana que mais de dois terços de seus sacos de salada acabam no lixo. O mesmo acontece com 40% de suas maçãs, e com um pouco menos da metade de seus itens de padaria.
Para evitar mais desperdício e dinheiro jogado no lixo, a repórter da BBC Kathryn Westcott reuniu seis dicas para ajudar a prolongar a vida útil dos alimentos.

Pão

Umedeça com um pouco d’água o pão que ficou duro e coloque-o no forno a uma temperatura de 180º C por cinco ou dez minutos, indica o escritor de gastronomia Stefan Gates.
Na casa de Gates, as baguetes envelhecidas são cortadas em fatias de meio centímetro e colocadas em forno quente (cerca de 50°C) por cerca de 15 a 20 minutos. "O resultado são torradinhas para comer com queijo", diz Gates. "E podem ser armazenadas em saco plástico selado."

Biscoito

Os biscoitos que ficaram moles podem voltar a vida em apenas cinco minutos se colocados em forno bem quente (180ºC). Mas essa sensação de biscoito fresco não dura muito, por isso é preciso consumir rapidamente.

Alface

Há uma série de truques para manter a alface fresca e crocante.
O site Lovefoodhatewaste.com, que dá dicas de como não desperdiçar comida e dinheiro, recomenda separar as folhas e armazená-las em um recipiente com água na geladeira. A água deve ser trocada a cada dois dias.
O blog The Kitchn, que dá dicas de gastronomia, recomenda uma forma mais sofisticada, o chamado "método da toalha de banho", que sugere cortar as folhas, lavá-las, secá-las com um secador de salada, e espalhá-las sobre uma toalha limpa e deixar secar por algumas horas. Em seguida, enrole a toalha com as folhas dentro, prendendo-a com um elástico de borracha. Retire apenas a quantidade necessária para o dia, e enrole novamente a toalha, sugere o site.
"A alface de saco é mantida em embalagem com gás, por isso quando ele começa a estragar nada pode trazê-la de volta à vida", diz a chefe de cozinha Clarissa Dickson Wright.
No entanto, a alface pode ser revivida deixando-a em água muito fria, podendo adicionar alguns cubos de gelo, durante a noite.
Se isso não funcionar, sopa de alface é uma ótima solução, recomenda a chefe. "Frite um pouco de cebola e alho, adicione o caldo e coloque as folhas de alface. Sirva com croutons feitos de pão velho".

Pepino

O pepino também pode ser salvo logo antes de ficar completamente ruim.
Se quiser aproveitá-lo por mais alguns dias, corte as pontas que ficaram moles, e coloque o pepino em pé em um pote com água fria, aconselha o site Lovefoodhatewaste.com.

Laticínios

O site recomenda congelar leite e queijo para prolongar a vida útil desses laticínios.
Rale o queijo antes de congelar, e coloque-o direto do freezer em saladas, lasanhas, e onde mais for desejado.

Banana

Se suas bananas começarem a escurecer, não se desespere.
Dickson Wright também tem uma solução para aproveitar o máximo da fruta.
A chefe sugere congelar as bananas para fazer sorvete. Primeiro tire a casa e em seguida coloque-a em um processador de alimentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...