sábado, 29 de dezembro de 2012

Equipamento elétrico é alternativa ao uso de agrotóxicos




No dia 10 de dezembro de 2012 aconteceu em Descanso, em Santa Catarina, a demonstração de um equipamento que possibilita a dessecação das plantas indesejáveis ou daninhas sem o uso de herbicidas. Trata-se da Eletroherb, máquina que desseca as plantas por meio de descargas elétricas. A empresa de Matão (SP), fabricante do equipamento, veio apresentar a tecnologia inédita na região que promete ser uma alternativa interessante para os agricultores que tem sistemas de produção orgânica.

O Dia de Campo aconteceu na propriedade de Ivo Durigon interior de Descanso, cuja família integra o Grupo Ecológico Guapo Vida de produção agroecológica. A propriedade tem certificação de produção orgânica junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento(MAPA) e está buscando diferentes alternativas para viabilizar o manejo dos sistemas de produção que a propriedade possui. O grupo teve informação da existência deste equipamento no país e, através doCentro de Apoio ao Pequeno Agricultor (CAPA), organizou o Dia de Campo com o apoio da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri) de Descanso.

A empresa Prospecta de São Paulo está realizando diversas apresentações da máquina em alguns municípios do Sul do Brasil. O kit do equipamento acoplado ao trator tem um gerador de energia com reservatório de água e barra de eletrodos que faz a descargas elétricas nas plantas. 

A energia produzida que em contato com alguma parte da planta, emite a descarga elétrica causando alteração irreversível na fisiologia planta, ocasionando a sua morte em poucos dias. O processo de descargas elétricas não gera nenhum efeito colateral na fauna e biologia do solo, não contamina o lençol freático, não deixa resíduo e mantém a integridade do meio ambiente. 

O fator limitante na aquisição do equipamento pelos agricultores da região é o seu alto custo, que chega a R$ 250 mil. É um equipamento que se enquadra perfeitamente nos princípios da agricultura sustentável, sendo uma das alternativas frente ao uso indiscriminado de agrotóxicos na agricultura. 

Epagri através da sua equipe técnica tem apoiado e incentivado a busca por alternativas visando melhorar os sistemas de produção orgânica que existe aqui no município de Descanso e região.

Mais informações, inclusive sobre a máquina com Zolmir Frizzo naEpagri de Descanso, no telefone (48) 3623-0192.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...