O erro mais comum é comparar frutas secas e frescas por peso: ocorre que as frutas frescas têm um elevado teor de água, o que faz parecer que as frutas secas tenham açúcar demais só porque perderam a água.[Imagem: Gveret Tered/Wikimedia] |
Sirva fresca ou seca
Um grupo de cientistas está recomendando que as autoridades de saúde passem a considerar as frutas secas nutricionalmente equivalentes às frutas frescas.
O trabalho analisou frutas secas tradicionais como, como damascos, maçãs, tâmaras, figos, uvas passas e ameixas.
"As frutas secas são ótimas fontes de fibras alimentares totais e solúveis," disse o Dr. Daniel Gallaher, da Universidade de Minnesota (EUA). "Assim como as frutas frescas, que têm valores baixos de índice glicêmico e podem desempenhar um papel importante na prevenção de diferentes aspectos das doenças metabólicas."
Polifenóis
Além de fornecer fibras, as frutas secas estão entre as principais fontes de potássio nas dietas de todo o mundo, segundo a Dra. Arianna Carughi, da Universidade Harokopio (Japão).
Os frutos secos também contêm uma grande variedade dos cada vez mais importantes compostos bioativos fenólicos, assim como vitaminas e minerais específicos, únicos para cada fruta.
"Há poucas dúvidas de que os polifenóis oriundos das plantas protegem contra doenças do coração. Seus efeitos na saúde são complexos e eles parecem funcionar de muitas maneiras diferentes, e não simplesmente como antioxidantes", disse disse o Dr. Gary Williamson, da Universidade de Leeds (Reino Unido).
Nenhum comentário:
Postar um comentário